PDI

Criando Conexões no Pentaho Data Integration (PDI)

Nesse artigo demostraremos como se conectar a databases dentro do PDI. Basicamente todas as conexões possuem quatro requisitos para a conexão:

  • Host Name – Endereço ou nome do servidor onde se localiza o banco de dados;
  • Port Number- Número da porta no qual o servidor trabalha;
  • User Name – Nome do usuário;
  • Password – Senha do usuário.

Obs. Não esquecer que seu usuário terá que ter privilegio de acesso ao banco de dados que quer conectar.

Vamos agora ao passo a passo para realizar nossa primeira conexão.

  1. Abra o arquivo Spoon.bat conforme a figura 1;

Figura 1

  1. Seleciona a aba View e clique com o botão direito em cima de Database Connection em seguida escolha a opção New;
  2. Irá abrir uma janela conforme a figura 2;

Figura 2

  1. Em Connection Name coloque o nome de sua preferência para a conexão. Em Connection Type escolha o banco de dados que irá utilizar, dependendo da escolha as configurações ao lado irão se modificar. Em Acess você irá escolher a forma de acessar ao banco de dados escolhido.
  2. Depois pressione o botão Test para verificar se sua conexão está correta, caso esteja tudo de acordo basta clicar em OK.

As conexões criadas podem ser compartilhadas entre todas as transformações ou Jobs, esse recurso é muito importante assim evita que sempre que se crie uma transformação ou Jobs tenha que criar uma nova conexão. Para compartilhar uma nova conexão basta clicar com o botão direito na conexão e escolher a opção share.

Também temos a opção de usar as conexões em tempo de execução, como exemplo podemos colocar uma variável no host name usando a seguinte notação ${HOST_NAME} ou %%HOST_NAME%%. Se você decidir mover de seu banco de dados local para o servidor você tem apenas que modificar o valor da variável e não necessita alterar nada nas transformações ou Jobs.

O PDI suporta um vasto conjunto de bancos de dados. A lista inclui tanto bases de dados comerciais (como Oracle) e de código aberto (como o PostgreSQL), tradicionais bancos de dados (como MS SQL Server) e modernos bancos de dados (Tais como Infobright), bancos de dados baseados em disco de armazenamento (como Informix) e in-memory bases de dados (tais como HSQLBD). No entanto, pode acontecer que você deseja se conectar a um banco de dados que não está nessa lista. Nesse caso, você ainda pode criar uma conexão com esse banco de dados. O primeiro de tudo, você tem que obter um driver JDBC para o seu banco de dados. Copie o arquivo jar que contém o driver para o libext / diretório JDBC dentro do diretório de instalação PDI. Em seguida, crie a conexão.

Esse foi um artigo bem simples sobre como criar conexões no PDI, espero que tenha ajudado e nos próximos pretendo exemplificar vários steps, caso tenham alguma preferência por algum step deixe seu comentário.

Fonte: Livro Pentaho Data Integration 4 Cookbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s