10 DICAS PARA ESPANTAR O SONO DURANTE OS ESTUDOS

Sabemos que a maratona de estudo para concursos públicos  não é nada fácil. O sono bate, o cansaço também, e muitas vezes, é quase impossível manter os olhos abertos e a concentração nos estudos. Quem concilia os estudos com outras atividades como trabalho, faculdade, casa, filhos e etc, então, sabe bem o que é isso.

Pensando nisso trouxemos para você algumas dicas simples para espantar o sono na hora do estudo e melhor, não prejudicam a sua saúde, confira:

  1. Mastigue chiclete:  é isso mesmo! “O chiclete estimula o nervo trigêmeo, que fica na região do maxilar. Esse nervo tem ligação com áreas do cérebro responsáveis por mantê-lo acordado. Além disso, enquanto você mastiga, manda para o cérebro a informação de que está se alimentando e ele mantém o seu corpo alerta para terminar essa suposta refeição”. É o que diz o neurologista da da UniversidadeFederal de São Paulo, em reportagem para a revista Boa Forma. Mas atenção, o especialista alerta que “Artifícios como esse funcionam por um tempo. Se você ficar muitas horas acordada, o sono vem.”
  2. Luz: abra portas, janelas, tudo o que pode trazer mais luz para o ambiente. A claridade estimula o núcleo supraquiasmático do organismo e o deixa alerta. Uma leve brisa também ajuda a terminar de acordar.
  3. Barulho: pode parecer contraditório, mas há muitas pessoas que conseguem e gostam de estudar com algum tipo de som, como música ou a TV ligada. O bom disso é que o som ajuda a despertar. Entretanto, se você se concentra melhor no silêncio total, siga as outras dicas.
  4. Horário: se você puder optar, evite estudar depois das refeições, principalmente por volta das 14hs. Nesse horário o metabolismo do nosso organismo está mais lento,  temperatura do corpo cai e a sonolência é maior.
  5. Esfriar o sangue: aquele velho truque de jogar água gelada na nuca e ao redor das carótidas (artérias na região anterior do pescoço) ajudam e muito. O frio vai contrair os vasos sanguíneos, forçando o coração a fazer mais esforço para bombear o sangue. Isso aumenta a freqüência cardíaca e deixa o corpo desperto.
  6. Polichinelos: faça uma pausa nos estudos e faça polichinelos. Uns 20 já ajudam a despertar. Os exercícios aeróbicos proporcionam descargas de adrenalina e hormônio que aumentam a freqüência cardíaca e acordam o corpo cansado.
  7. Sabedoria oriental: ninguém melhor que eles para nos ensinar a manter a disciplina e a concentração. Há 3 técnicas fáceis para ajudar a manter os olhos bem abertos: a) Pressione o indicador entre o lábio e o nariz. b) Apertar o polegar na borda dos punhos, na linha do dedinho. c) Massageie o espaço entre as sobrancelhas.
  8. Hortelã: cheire um raminho de hortelã ou até mesmo um lencinho com gotas de essência de hortelã ou eucalipto. Aromas herbáceos, como menta e eucalipto, oxigenam o cérebro e animam neurotransmissores.
  9. Cafeína: para quem gosta de um cafezinho, ele também é uma boa pedida. A cafeína é um estimulante que inibe a adenosina, substância que dá a sensação de sonolência. Coca e chá-mate
  10. Faça uma visita ao You Tube: faça uma pausa no estudos e procure alguns vídeos engraçados. Umas boas gargalhadas vão te deixar mais alerta e mais disposto para continuar estudando.

Fonte: http://www.tudodeconcurso.com/voce-vai-passar/10-dicas-para-espantar-o-sono-durante-os-estudos

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